Watsu®

Watsu Portugal é a comunidade portuguesa de terapeutas de Watsu® credenciados pela Worldwide Aquatic Bodywork Association.
Os elementos desta comunidade são profissionais, tendo cumprido o programa formativo da WABA.
Informamos sobre conteúdos terapêuticos, formação e inerentes actividades, como resposta à crescente procura por esta terapia aquática.



Watsu® o que é?


Watsu® ou Water-Shiatsu® é uma terapia aquática de relaxamento profundo criada na Califórnia por Harold Dull na década de 80. Flutuação e movimentos gentis na água aquecida a 35º são combinados com massagem, suporte e pressões em pontos de acupressão fundamentados no Zen-Shiatsu.
O Watsu utiliza a leveza do corpo na água para libertar a coluna vertebral, mobilizando articulações, facilitando alongamentos suaves de modo diferenciado aos utilizados em terra. Estes movimentos rítmicos, similares a uma dança, são executados em harmonia com a respiração no intuito de despertar a regeneração de corpo e mente.

O Watsu® surge como terapia em Harbin Hot Springs, onde Harold Dull começara a flutuar pessoas, aplicando estes alongamentos e princípios do Zen Shiatsu, aprendidos no Japão com o mestre Shizuto Masunaga.
Nos anos seguintes e até aos dias de hoje, o Watsu® ganhou identidade própria, refinou-se técnica e conceptualmente, recebeu influência de várias disciplinas da área da saúde, tendo também por sua vez, influenciado o surgimento de outras técnicas de aquatic bodywork profissional. É actualmente utilizado como terapia complementar por massagistas, fisioterapeutas, psicólogos, pediatras, etc, em clínicas, centros termais, hospitais, spas e wellness centers em mais de quarenta países.
A técnica utilizada no Watsu não se revê exclusivamente no toque, movimento e massagem terapêutica - a forma de contacto que o trabalho aquático requer, permite uma conexão muito profunda com o receptor, sobretudo pelo acompanhamento da cadência respiratória e fluxo natural do corpo em flutuação. Sentimentos de "presença",  confiança e liberdade potenciam os benefícios terapêuticos da água aquecida, resultando numa abordagem gentil, integradora e profundamente relaxante.



Regulação

A Waba-Worldwide Aquatic Bodywork Association é a instituição internacional reguladora do Watsu®. Criada por Harold Dull, esta instituição, estrutura programas de ensino relativos ao Watsu, estabelece critérios e o rigor formativo para profissionais de Watsu®, aglutina e promove a interacção entre alunos, terapeutas e instrutores.
Como o Watsu está num processo constante de aprimoração, a Waba, promove com regularidade, ajustes nos conteúdos dos cursos, visando adequar os conteúdos formativos às diversas aplicações terapêuticas.



O que é um terapeuta de Watsu® (Watsu Practitioner)?


Um terapeuta de Watsu, iniciou-se como aluno registado na Waba e após ter concluído uma formação com o mínimo de 550 horas obteve autorização desta entidade para realizar sessões profissionais de Watsu®.


O que é um instrutor de Watsu®?

Um instrutor de Watsu está habilitado, após formação requerida, a ensinar no mínimo o módulo Watsu Basic (16h). As naturais diferenças entre os instrutores revelam-se pelo grau de ensino a que estão habilitados, experiência formativa e terapêutica.


O Watsu® em Portugal


A descoberta do Watsu - o Watsu chegou a Portugal após a fisiatra Dra. Cândida Monteiro e a fisioterapeuta Luísa Cardoso, descobrirem a terapia numa convenção em Saragoça em Março de 1998. Em Maio do mesmo ano, nas Caldas de Sangemil realizou-se o primeiro curso (Watsu 1A) que contou com 14 participantes. Apesar da técnica ser pouco conhecida, teve desde logo grande impacto, perspectivando-se um futuro para a aplicação da terapia em Portugal.


Continuidade


Desde a primeira formação realizada em Portugal, várias têm decorrido, numa continuidade natural e progressiva. Caldas de Sangemil, Estoril Wellness Center, Monte Mariposa e Termas da Felgueira foram alguns dos locais onde se realizaram: cursos, workshops, sessões e práticas.
O grande acontecimento formativo desde 1998 foi a presença de Harold Dull em 2005 para um curso avançado de Watsu IV, nas Caldas de Sangemil, contando com a maior parte dos alunos portugueses habilitados.



Actualidade


Nos locais referidos neste site, realizam-se sessões de Watsu regulares por profissionais habilitados pela WABA.
Actualmente, é possível o ingresso no programa formativo internacional da WABA a partir de Portugal e de países europeus próximos, com formadores credenciados. Como complemento à formação realizam-se acções vivenciais e formativas (Workshops) com Watsu Practitioners portugueses, visando dar a conhecer, a profissionais da área da saúde epúblico, os benefícios da terapia aquática de relaxamento profundo.




Testemunho da Dra. Cândida Monteiro (fisiatria) em entrevista ao programa "Consigo" da RTP2
"O Watsu, tem uma dimensão superior à terapêutica exclusiva da água porque permite estar com a pessoa. O abandono à água, o abandonar-se ao receber uma sessão, resulta num fundir-se com a água... e nós somos água!"